quinta-feira, 6 de março de 2014

PAPADO FERIDO MORTALMENTE EM 1798. SERA MESMO?

FERIDA MORTAL NO PAPADO?







                               Afinal, o que foi ou será a tal ferida mortal que atingiu ou atingirá uma das cabeças da besta apocalíptica?
                              Alguns comentaristas afirmam que a besta é o papado e que a tal ferida foi a perda do poder temporal, e, a partir dai fazem uma série de especulações as quais são passadas aos seguidores como fato real , histórico e comprovado.
                             Ainda que se aceite a afirmação de que a besta é o papado, ficará muito complicado afirmar que a ferida seja a perda do poder temporal, pois várias vezes na história tivemos papas mortos em guerras e perdendo parte do seu poder temporal.
                            Mesmo a igreja adventista do sétimo dia tem posições dúbias a respeito de tal fato, e a maior dúvida esta no ano que tal fato ocorreu.
                           A IASD coloca esse fato no passado, e passa oralmente aos seus fiéis a informação de que tal fato teria ocorrido em 1798 com a prisão de Pio VI, e,  faz então uma  uma série de afirmações que não se sustentam nos fatos históricos e nem mesmo em sérios documentos dessa Igreja.
                           Tal fato nunca ocorreu, pois embora o papa Pio VI  tenha sido realmente preso em 1798, o papado continuou com os seus poderes temporais por muito tempo depois disso, logo depois dele tomou posse o papa Pio VII que manteve todos os seus poderes e  tinha a proteção de Napoleão Bonaparte.
                            O papado manteve o seu poder secular e seus territórios pontifícios até 1870 quando foi finalmente derrubado nas guerras de unificação da Itália.
                            A própria IASD afirma isso por escrito no livro "Estudos Bíblicos" da Casa Publicadora Brasileira,  no estudo intitulado "Um grande poder perseguidor" 

                           Como o leitor poderá ver, a IASD assume por escrito a data de 1870, a qual corresponde ao fato histórico, qual seja, a perda do poder temporal.
                          Note que são setenta anos de diferença, esse é um tempo muito grande; para se ter idéia, foi o tempo do cativeiro dos Judeus na Babilônia; setenta anos é tempo suficiente para mudar os costumes de um povo.
                          O fato mais interessante é que os pastores e líderes IASD nunca nos apresentam esse fato, mas se a IASD for questionada ira afirmar que nunca fixou a data de 1798 e vai nos mostrar esse livro que claramente diz que foi em 1870..
                        É isso ai o que ocorre, cuide-se antes de fazer uma afirmação dizendo que a IASD afirma categoricamente a data de 1798, pois num momento de aperto qualquer líder poderá dizer que a IASD não afirma isso e mostrará esse livro.
                         Uma coisa é o que se fala, e outra o que se assume por escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário